Quais países são comunistas e qual a situação deles?

Após vinte anos do colapso do bloco soviético, pesquisadores do socialismo apontam que ainda há ao menos cinco países no mundo atual considerados comunistas. Sabemos que a queda do muro de Berlim foi um grande “divisor de águas”, sendo um momento histórico do fim do comunismo na Europa. No entanto, não fez com que acabasse com o comunismo no mundo.

O comunismo é dado como o grande responsável por polarizar o mundo com o capitalismo, especialmente após o fim da Segunda Grande Guerra Mundial. 

As fortes mudanças ligadas ao comunismo, principalmente as dos sistemas, passou por diferentes processos de adaptações para conseguir sobreviver às duas últimas décadas. 

Atualmente, existem 5 países comunista no mundo atual. China, Vietnã, Laos, Coreia do Norte e Cuba, são considerados países ligados ao comunismo. 

 “A China especificamente não pode mais ser considerada um pais comunista economicamente, mas politicamente, sim, pois ainda mantém o monopólio do poder sob o partido comunista, hierarquia e centralismo. O país mais stalinista e fechado é a Coreia do Norte.”, disse o cientista político britânico Archie Brown, professor da Universidade de Oxford. 

Ao longo deste post, você poderá conferir a situação dos principais países considerados comunistas atualmente. Siga nos acompanhando para ficar por dentro de todas as informações! 

Cuba 

Cuba é considerado o único país do Ocidente ainda sob o domínio de um governo comunista. Ele possui uma economia atípica e uma história marcada por um confronto de meio século com o Estados Unidos, finalizada há não muitos anos. 

“Nós cubanos não somos comunistas dogmáticos, mas sim práticos. Somos hipercríticos. Estamos seguros e convencidos de que não há uma obra humana perfeita, todos os dias há de se aperfeiçoá-la. Não há verdade absoluta”, diz um cubano. 

A situação atual de Cuba passou por mudanças significativas desde que Raul Castro assumiu o governo. 

O salário dos trabalhadores cubanos, por exemplo, são baixíssimos, chegando a apenas R$90, assim como o salário mínimo da Venezuela em 2021. Eles são totalmente o oposto do salário mínimo dos Estados Unidos 2021 que é considerado alto. 

China 

A China é considerada uma das maiores potências mundiais, chamada oficialmente de República Popular da China. Ela é considerada um país socialista e comunista, em termos de política. Atualmente, possui a segunda maior economia e é o país mais populoso do planeta. 

Em termos econômicos, a China é considerado um dos países mais ricos. De acordo com a Legislação Trabalhista da China, os trabalhadores de lá não recebem um salário fixo, ao contrário do salário mínimo 2021 do Brasil. 

O salário dos chineses varia de acordo com as províncias. De acordo com a média salarial de 2019, o valor por hora de trabalho dos trabalhadores chineses valia US$3,60.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Navigation