Desemprego e geografia: Porque os índices variam de acordo com a região?

Historicamente no Brasil a fama de melhores oportunidades se encontra nas regiões sul e sudeste, se concentrando na região sudeste nas capitais do Rio de Janeiro e São Paulo. Inúmeros brasileiros se locomoviam e se locomovem com destino a essas capitais para então conseguirem oportunidades no ensino e em empregos que não encontram em seu estado de origem.

Algumas regiões do Brasil apresentam investimentos reduzidos e não conseguem oferecer as mesmas oportunidades que as outras, variando muito o nível de educação e taxas de desemprego quando comparados. Concursos em SP 2021 já é uma certeza, todos os anos diversos órgão públicos ou federais lançam vagas a serem preenchidas e movimentam o interesse de muitas pessoas que se dedicam todo o ano para isso. Concursos no RJ 2021 também são esperados pelos cariocas e concurseiros de todo o país que estão em busca de uma grande oportunidade.

 

Geografia brasileira

o Brasil territorialmente possui uma vasta extensão com grandes divergências entre ela. Saúde, educação e segurança são os principais pontos estudados nas regiões e são pontos decisivos ao bom funcionamento do estado e da sua sociedade. Sem a funcionalidade de um desses pontos toda a organização do local é comprometida e assim grandes consequências e déficits surgem.

Falta de investimento e suas consequências

Como dito, o investimento que tem em algumas regiões é completamente diferente quando comparadas a outras, estudo, concursos e empregos que são oferecidos possuem uma qualidade bem diferente e com isso um desempenho diferente. Devido a isso o desemprego é intensificado em algumas regiões.

Falta de investimento e qualificação da população trabalhadora influencia diretamente para que vagas de empregos fiquem desocupadas com a falta de profissionais que se encaixem as necessidades dos cargos. Além do investimento o número da população também é uma interferência, pois geograficamente alguns estados são mais bem assistidos do que outros e assim conseguem maiores atenções e olhares, tendo benefícios dados a eles.

Com isso, vários índices variam significativamente devido a geografia do país e provocam suas consequências. O desemprego é um grande exemplo disso, onde várias pessoas se encontram sem um emprego fixo e são obrigadas a saírem de sua cidade natal a procura de empregos para manter sua família. Moradores das regiões norte e nordeste são historicamente os principais atingidos por essas situações, tendo sempre alguém na família que está tentando a vida longe de casa já que é teoricamente mais fácil.

Essa dificuldade é um grande desafio a ser superado e a igualdade entre as regiões é algo a ser bastante trabalhado em todo o Brasil para que um dia o país consiga ser então um país desenvolvido.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Navigation