Conheça a região que mais sofreu com o desemprego no Brasil

A economia do Brasil tem sofrido durante os últimos meses, por isso tantas pessoas perderam seus empregos. Conheça a região que mais sofreu com o desemprego no Brasil, assim você poderá entender qual o nível preocupante da situação.

Antes de Pandemia se instalar no país, o mercado como um todo estava em fase de adaptação. Com o real desvalorizado, muitas empresas reduziram seus quadros de funcionários. Em especial, o Nordeste é a região do Brasil que mais sofre com a falta de emprego.

Infelizmente, é no nordeste que existe a maior taxa de pobreza na população. Isso acontece, devido a falta de oportunidade de emprego e de acesso difícil a educação de nível superior.

Confira o índice de desemprego, nas regiões do Brasil!

  • Nordeste – 13,6% de desempregados no último trimestre de 2019 e 15,6% nos primeiros três meses de 2020;
  • Sudeste – 12,4%;
  • Norte – 11,9%;
  • Centro-Oeste – 10,6% de desempregados;
  • Sul – 7,5% de pessoas desempregadas.

Já dar para notar o quanto o aumento foi significativo no nordeste, de acordo com as informações sobre os desempregados. Isso é preocupante! É por esse motivo, que os programas sociais do Governo dão uma atenção especial a essa região, que sofre com a pobreza e miserabilidade.

O que fazer quando perder o emprego?

Uma das coisas mais terríveis para um profissional, é perder seu emprego! Porque o dinheiro que recebia, dava ao mesmo condições para se manter.

Caso você tenha sido demitido sem justa causa, saiba que é possível recorrer aos seus direitos. Todo o trabalhador tem direito ao Seguro Desemprego, basta pedi-lo.

É importante saber como receber o Seguro Desemprego 2021, porque esse valor irá te ajudar financeiramente por alguns meses.

Saiba que esse benefício é um auxílio do governo, para que nesse período de tempo você procure um novo emprego. Então, esse valor funciona como uma válvula de escape.

Como conquistar um emprego?

Calma! Se você perdeu o emprego e quer saber como voltar a trabalhar, existem algumas opções viáveis. É obvio que já conhece a tática de colocar currículo nas empresas, mas isso precisa ser analisado.

Apenas colocar seu currículo poderá não ser suficiente, porque algumas empresas procuram pessoas capacitadas e atualizadas. Nesse caso, a dica principal é investir em um curso.

Existem várias opções de bolsas de estudos, você poderá se beneficiar de uma delas para investir nos estudos. Com certeza, isso fará toda a diferença em seu currículo. Sendo assim, você terá mais chances de conquistar a vaga que tanto precisa.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Navigation