A Ásia está em alta: seis das dez cidades mais visitadas do mundo se localizam na região. A pesquisa Top 100 City Destinations 2018, realizada pela Euromonitor International, indica que Hong Kong e Bangkok estão no topo do ranking. Singapura, Macau, Kuala Lumpur e Shenzhen completam a lista das cidades asiáticas entre as dez primeiras posições.

“A Ásia continua em ascensão, representando 41 das 100 cidades mais visitadas globalmente em 2018. Cidades japonesas e indianas se destacam pelo forte aumento no número de chegadas internacionais”, destaca Wouter Geerts, consultor de turismo da Euromonitor International.

Três cidades entraram no ranking pela primeira vez. Batam (Indonésia), que subiu 31 posições desde 2012; Santiago (Chile), na posição 93; e Porto (Portugal), que subiu 42 posições desde 2012.

Já o Rio de Janeiro, capital brasileira do turismo, apresentou uma queda de 2,5% no número de chegadas internacionais em 2017, perdendo oito posições e ficando como a 94ª cidade mais visitada do mundo. O Rio não deve estar no top 100 em 2018.

O número de chegadas internacionais na América Latina deverá alcançar 112,4 milhões de viagens neste ano. Os Estados Unidos são o país que mais envia estrangeiros à região, representando 45% do número de chegadas internacionais. É uma quantidade maior do que todo o movimento turístico internacional realizado entre países latino-americanos.

“O turismo internacional, em nível global, deverá apresentar um crescimento de 5%, chegando a 1,4 bilhão de viagens em 2018. Ao considerarmos esse crescimento somente entre os 100 principais destinos, a taxa sobe para 7,5%. Os centros urbanos estão ampliando sua importância para a indústria global de turismo” explica Geerts.