O Banco do Brasil (BB) vai disponibilizar uma ferramenta para facilitar a transferência de recursos para a conta bancária de terceiros, capaz de enviar dados bancários por meio de códigos QR (padrões com informações lidas por câmeras fotográficas) e redes sociais. A função batizada de “Pagar ou Receber” foi apresentada pela instituição no Congresso e Exposição de Tecnologia da Informação das Instituições Financeiras, organizado pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban), em junho.

O cliente que receberá os recursos entra no aplicativo do banco e informa o valor e a data da transação. O sistema vai gerar um código QR que pode ser fotografado por quem vai fazer o pagamento. O destinatário apenas digita a senha da conta corrente e confirma a transferência. Se as pessoas que forem realizar a transação não estiverem perto, o recebedor do dinheiro fará o mesmo procedimento, mas, em vez de o aplicativo gerar um código QR, vai gerar um link criptografado, que pode ser enviado ao pagante por SMS, aplicativo de mensagens ou redes sociais.

Ao abrir o link, a pessoa que fará a transferência novamente digita a senha e confirma a operação. Inicialmente disponível em versão beta (de teste), a ferramenta está prevista para ser liberada a todos os correntistas do banco neste mês de julho.