Com investimentos previstos de R$ 400 milhões em quatro anos, Omilton Visconde Jr. e o fundo Victoria Capital Partners adquiriram o Instituto Terapêutico Delta, unidade da norte-americana Valeant Pharmaceuticals no País, localizada em Indaiatuba, interior de São Paulo. Com a aquisição, os investidores criaram uma nova empresa, a Cellera Farma, que terá investimentos direcionados a parcerias em tecnologia, novas linhas de produtos de prescrição, genéricos, similares e OTC.

“A meta é colocar a Cellera Farma entre as maiores empresas do mercado farmacêutico do mercado brasileiro”, afirma Visconde, responsável por ter posicionado a Biosintética como um dos principais laboratórios do País, posteriormente vendido para o Grupo Aché em 2005, num dos maiores negócios do setor farmacêutico até então.

“Nestes mais de 20 anos como investidor, temos orgulho de ter apoiado empresas como Localiza e TAM Linhas Aéreas a se tornarem grandes empresa e líderes absolutos em seus respectivos setores. Temos convicção de que a Cellera Farma seguirá o mesmo caminho”, afirma Mario Spinola, sócio diretor do Victoria Capital Partners.

Atualmente, o Delta produz medicamentos para as áreas de neurologia, oftalmologia, dermatologia e cosméticos; similares, OTC e genéricos. A Cellera Farma, que inicia suas atividades neste mês com 200 funcionários, deverá abrir de imediato 30 vagas e mais 120 no início de 2018, de propagandistas e vendedores.

“Temos uma enorme margem para crescimento, considerando que a atual fábrica utiliza apenas 20% de sua capacidade instalada”, afirma Nelson Libbos. O foco da Cellera Farma serão os mercados de medicamentos de prescrição e OTC.

Uma das principais estratégias da Cellera Farma é montar, no curto prazo, uma estrelada equipe de executivos para tocar o negócio e chefiar a força de vendas, de propaganda médica, merchandising e consumo, com cerca de 150 profissionais. ”Estamos montando uma equipe técnica e de vendas de primeiríssima linha, todos oriundos de grandes empresas do setor, em cargos estratégicos”, diz Libbos.