O interesse cada vez maior do brasileiro pela boa mesa é um dos fatores que está impulsionando o Festival de Cultura e Gastronomia de Gramado, iniciado dia 5. Somente no primeiro dia, foram vendidos cinco vezes mais tíquetes do que no mesmo período do ano passado.

Na Rua Coberta, estão localizados os estandes de restaurantes da cidade, vinícolas e cervejarias artesanais que receberão a próxima movimentação com os festins do evento, na sexta e sábado (13 e 14), com chefs  convidados.

O ministro do Turismo, Marx Beltrão (PMDB) que acaba de completar um ano no cargo e vem realizando um trabalho bem superior aos seus antecessores, estará em Gramado ainda em outubro, provavelmente no dia 27, antes portanto do Festival de Turismo, o Festuris. Além de visitara cidade, o ministro estará em  Garibaldi, na Fenachamp.  

Beltrão vai receber uma das principais reinvindicações  da cidade que é símbolo do turismo com sucesso continuo no Pais. Recursos para o Fórum Gramado de Estudos Turísticos, que acontecerá entre 11 e 13 de abril de 2018. Como deverá deixar o cargo no mesmo mes (por questão eleitoral, já que deverá ser candidato a Senador), é bem provável que a verba para o evento esteja entre as prioridades do MTur.