O mercado de viagens e turismo já começa a apresentar sinais de bom movimento, com a procura crescente de pacotes e negócios relacionados ao setor, como foi demonstrado na 33ª Feira de Negócios Turísticos Ugart/Braztoa, realizada em Porto Alegre nos dias 2 e 3 de março.

A feira superou as expectativas dos organizadores, com a circulação de 1.855 participantes, um crescimento de quase 80% em relação ao ano passado. “Desde que adotamos esse  novo formato, com foco em conteúdo para os agentes de viagens, o evento mostra crescimento”, destacou Marcelo Adams presidente da União Gaúcha das Operadoras e Representantes de Turismo (Ugart).

Neste ano estiveram presentes mais de cem marcas expositoras, com a realização de 19 palestras relacionando temas como vendas, marketing, gestão, produto, tecnologia e legislação.  

Os expositores também se mostraram satisfeitos pelo público qualificado que visitou toda a área de exposição e estandes, com o privilégio da localização no Centro de Eventos do maior shopping da capital gaúcha, o Barra Shopping Sul, onde foram montados lounges para facilitar o contato entre os participantes.

Com o slogan Um Mundo de Ideias, a feira – realizada em combinação com a Braztoa – teve 14 das operadoras nacionais associadas, além das 13 da própria Ugart, destinos (Bahia e Minas entre eles), um bom número de receptivos (16),  companhias aéreas (entre as novidades, a DAP, com sede em Punta Arenas, Chile,e que atende a região da Patagônia), vários hotéis, com destaque para o segmento termal e redes do país e do exterior.

Um dos principais eventos foi a Noite Italiana, que teve apoio e patrocínio da Giordani Turismo, empresa com sede em Bento Gonçalves, e que comemora 25 anos de atividades na Serra Gaúcha.

A edição do ano que vem está programada para os dias 29 e 30 de março, no mesmo local, já com a meta de trazer mais expositores estrangeiros, além de aumentar em 30% o número de participantes com o lançamento de caravanas de outros estados e do Mercosul.

Na próxima quinta (8), a Braztoa promove o seu Encontro Comercial, no shopping Frei Caneca, em São Paulo. Enquanto isso, seguem os preparativos para um dos principais eventos do setor do turismo, a WTM Latin America, que será em São Paulo, na primeira semana de abril.

Na área internacional, o grande destaque da semana é a ITB, realizada em Berlim e considerada – pelo seu gigantismo, número de pavilhões e participantes – a maior feira mundial. Começa nesta quarta (7) e vai até o final de semana.