Com dias frios e nublado, atípicos para a calorenta e ensolarada Ribeirão Preto, a feira da Associação das Agências de Viagem de Ribeirão Preto e Região (AVIRRP), em sua 22ª edição, nos dias 3 e 4, mostrou disposição e expectativa de boas projeções para o mercado turístico, representado por cinco mil profissionais.

Foi o primeiro evento do segmento no segundo semestre, época habitual de maior movimentação do setor de viagens e que antecede também o fim de ano. O que se observou foi uma projeção mais otimista e boas possibilidades de ofertas no mercado, principalmente nos roteiros pelo Brasil.

No total, 5.065 visitações nos dois dias da feira, com 4.371 profissionais do setor, 371 visitantes, 217 integrantes de delegações da região macroeconômica (34 municípios), além de autoridades, imprensa e convidados.

Foram capacitados 2.371 agentes de viagem em todos os espaços existentes no complexo Taiwan, local da realização da Feira de Turismo.

Entre cooperados e marcas, os 117 estandes mostraram 327 produtos, com atividades entre os relacionamentos e contatos com o padrão tradicional da feira, renovado por novidades e motivações, como na sessão A Voz do Agente, que se tornou um espaço de debate para as situações e experiências do setor, discutindo vivências e problemas de agenciamento, referência que tende a evoluir.

Compareceram 23 caravanas rodoviárias de 47 localidades, reunindo representantes dos estados de São Paulo, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A maior delas foi formada pelo grupo da Fimtur, que teve 80 agentes procedentes de vários estados.

Entre as inúmeras palestras – destinos, produtos, tecnologias, oportunidades, nichos e outros assuntos –, a referência principal foi para o segmento assistência e seguro de viagem, na aula dada por Celso Guelfi, da GTA, mostrando a importância e os detalhes deste segmento, em suas várias possibilidades. “São 32 motivos para a multa ser paga no limite contratual do voucher adquirido”, como informou o palestrante sobre o cancelamento.