Com atuação em mais de 130 países, um dos principais players mundiais no setor de mobilidade e líder em toda a Europa, o grupo Europcar volta a ter atenções para o Brasil e anunciou nesta sexta (4) que está retornando ao mercado do país.

“O Brasil é importante para a Europcar, e hoje damos a primeira demonstração de como será daqui para a frente”, afirmou Paulo Gaba Jr., CEO da Europcar Brasil, ao mostrar os detalhes do acordo, que teve cinco anos de negociação. “Foram observadas várias mudanças no mercado. Hoje não é mais o aluguel de carros, falamos em mobilidade”.

A Europcar traz para cá uma projeção ambiciosa.  A franqueada já incorporou a Yes Rent a Car, tem a meta de alcançar 100 unidades até o final do ano (já são 70, em 15 estados e no Distrito Federal), com frota que tem 3,5 mil veículos e deverá atingir 5 mil. Traz soluções de compartilhamento, aluguel com motorista e uma frota exclusiva de primeira linha.

Das 20 categorias de veículos, 16 já estão disponíveis. Até o final do ano a empresa pretende ter carros elétricos. 

A Europcar Brasil é inteiramente nova em relação à primeira vez em que atuou no país, há mais de 15 anos. Nos últimos anos, funcionou representada por acordos operacionais. Agora terá lojas próprias e bases pelo país inteiro. “O Brasil mudou muito”, disse Gaba Jr., com sua experiência de 29 anos no setor. “É uma presença qualificada. Estamos trazendo a melhor marca do setor, 19ª de franchising do mundo, com ascensão de 21 posições nos últimos três anos”.

O CCO Marcus Bernhardt, diretor-executivo da Unidade Internacional, mostrou bem a importância dessa retomada brasileira, incorporando um mercado com mais de 23 milhões de usuários. Integra agora uma plataforma de expansão global, que recentemente adquiriu a alemã Buchbinder e a espanhola Goldcar, além de uma parceria com a chinesa Shougi. Tem aliança estratégica desde 2013 com a norte-americana Advantage Rent a Car, a Times no Japão e a Discount Vans no Canadá. “O Brasil era o mercado que faltava”, afirmou. A previsão de crescimento mundial para 2018 é de 3%.

O Grupo Europcar alcançou um sólido desempenho no crescimento de receita em 2017 em todas as suas unidades de negócios. Teve um lucro geral líquido de € 61 milhões dentro de conjunto operacional que rendeu € 223 milhões.

A promessa é de estar muito além do aluguel de veículos, destacando soluções inovadoras em compartilhamento e mobilidade, e com um portfólio de 6,5 milhões de clientes. Os brasileiros passarão a dispor dos privilégios existentes, como os acordos com parceiros globais – entre eles, Accor Hotels, Lufthansa e Emirates Airlines. A primeira promoção é a devolução do veículo locado em qualquer hotel da rede Accor, em todo o país, sem pagamento de taxa.   

A loja matriz da Europcar Brasil está na avenida Pacaembu, 763, zona oeste de São Paulo. Para 2019, os 70 anos da Europcar Internacional serão comemorados com muito estilo, como antecipou o empresário responsável pelo retorno da marca ao Brasil. “Estarei festejando os meus trinta anos de atividades”, destacou Gaba Jr.