Mulheres de 25 anos ou mais poderão em breve visitar a Arábia Saudita sem ser obrigada a ter um acompanhante, de acordo com a Comissão Saudita de Turismo e Patrimônio Nacional. Jovens com menos ainda tem que ser acompanhadas por um familiar.

Enquanto as mulheres com menos de 25 anos devem ainda ser acompanhadas por um membro da família, as mulheres acima da idade limite poderão solicitar um visto de turista de viajante solitário, válido por 30 dias. É independente dos vistos de trabalho, do Haji e Umrah (religiosos). Ainda não foi estabelecida a data para o início desta emissão, mas deverá ser ainda no primeiro trimestre deste ano.

Atualmente, as mulheres devem viajar para o reino com um patrocinador ou parente masculino.

Em outubro do ano passado, o governo aprovou planos para começar a emitir vistos de turista para o país, com o objetivo de impulsionar o setor de turismo, desenvolver serviços e atrações e patrimônio e reduzir a natureza sazonal do turismo internacional.

O projeto de turismo da Arábia Saudita está procurando diversificar as oportunidades de trabalho e de um certo modo acompanhando as modificações culturais do reino, onde a Mulher está ganhando espaço em muitos setores.