Você sabia que 3,8 milhões de pessoas, cerca de 2,9% da força de trabalho nos Estados Unidos, trabalham de modo remoto pelo menos metade de seu tempo? A porcentagem dos funcionários que trabalham integralmente ou, ao menos, uma parte de seu tempo em casa cresceu de 19% em 2003 para 24% em 2015, segundo o Bureau of Labor Statistics. E 68% dos funcionários norte-americanos afirmaram que eles esperam trabalhar deste modo no futuro.

No Brasil, uma pesquisa sobre O Futuro do Trabalho mostrou que 40% das pessoas já pratica home office de modo integral ou parcial. A pesquisa aponta, ainda, que grande parte destas pessoas afirma que sua produtividade aumentou nessas condições.

Verbling, plataforma online de ensino de idiomas com professores nativos, possui praticamente todos os seus funcionários ao redor do mundo trabalhando de modo remoto, assim como seus professores e alunos.

No Brasil, uma pesquisa sobre O Futuro do Trabalho mostrou que 40% das pessoas já pratica home office de modo integral ou parcial

O ambiente de trabalho remoto é apontado em pesquisas como auxiliador na melhora da produtividade. Não tendo distrações do ambiente tradicional de escritório e deslocamento, esse tipo de profissão aumenta a eficiência dos funcionários. Ele permite que estes retenham mais do seu tempo durante o dia e se ajustem às necessidades pessoais de bem-estar mental e físico que otimizam a produtividade.

Segundo o The Sloan Center on Aging & Work do Boston College, um estudo com mais de 19 mil funcionários em nove diferentes empresas mostrou que o stress e o cansaço são menores naqueles que tem esta flexibilidade para trabalhar. Evidências ainda sugerem que essa possibilidade é boa para o cérebro, criando funcionários felizes e com uma maior criatividade.

Esse valor central da empresa é de suma importância. E se sua instituição realmente foca nisso e compartilha tal valor, o funcionário agradece e tenta fazer o melhor de suas tarefas e metas.

Quais são as ferramentas e dicas para gerir uma equipe que trabalhe remotamente ao redor do mundo?

Reuniões

A Verbling faz questão de marcar reuniões diárias com seus funcionários para determinar quais são suas responsabilidades. Como estamos distribuídos ao redor do mundo, fazemos dois tipos diferentes de reuniões utilizando o Appear.

Gerenciamento de Projetos

Para tal, existem ferramentas como asana, basecamp, clubhouse, trello e outras que podem ser usadas em um laptop diretamente de casa.

Este não é mais o futuro do trabalho, já é o presente. Na Verbling, não é somente para seus funcionários trabalharem remotamente, mas também para seus professores de idiomas e seus alunos fazerem o mesmo.

Jina Shin - Head of Marketing da Verbling