Prévia da inflação alta preocupa economistas do Brasil

A alta nos preços de todos os produtos no Brasil é grande e preocupa a todos os brasileiros, não somente os economistas. Os altíssimos preços das commodities (mercadorias que não sofrem processo de alteração) tem sido um fator determinante para toda a pressão inflacionaria no país.

Além de todos os prejuízos provocados pela alta dos preços dos produtos aqui no Brasil ainda tem o enfrentamento da desvalorização do cambio que faz com que tudo fique mais difícil e os preços aumentem mis ainda.

Os economistas estudam uma alta no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) que é bem prejudicial a todos os brasileiros, principalmente os que vivem em situação de vulnerabilidade econômica. Com todos os preços em alta e todas as taxas crescendo desenfreadamente tudo indica que o Imposto de Renda será mais caro em 2021.

As alíquotas do imposto de renda 2021 que dizem respeito sobre o valor que cada contribuinte deve pagar sofre variações dos rendimentos e origem da receita e deve ser algo que a população deve ficar de olho.

Os sinais de crescimento acelerado da inflação não vêm afetando apenas o bolso dos brasileiros e preocupando-os, mas também vem trazendo grandes dores de cabeça aos economistas que criticam principalmente a forma que o governo vem reagindo a esses aumentos sem dar um suporte a população e sem buscar medidas que solucionem essa crise.

A inflação alta é muito prejudicial ao país. Os preços mais altos fazem com que o poder de compra da população caia, especialmente das pessoas com renda mais baixa, que com menos dinheiro no bolso correm o risco de se endividarem e se tornarem inadimplentes por não conseguirem pagar os altos valores.

Além disso, a inflação traz um cenário de incerteza onde muita gente não sabe onde vai parar, fazendo com que investidores fiquem receosos e desconfiando dos rumos da economia do país e chegam a suspender ou adiar seus investimentos prejudicando um possível crescimento.

Dentre todos os motivos que explicam a inflação um dos considerados principais é o desequilíbrio entre a oferta e a demanda. Com mais pessoas consumindo e menos produtos disponíveis o desequilíbrio é inevitável e reflete diretamente nos preços.

Isso já chegou a acontecer com os alimentos que já foram considerados os principais vilões para o aumento da inflação. Fora isso, outro grande motivo considerado por especialistas é o rumo que a economia brasileira vem levando, bem como seus problemas estruturais que seguem desde governos antigos.

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Navigation