Economia brasileira antes e depois do início da pandemia

A economia brasileira já passou por muitos altos e baixos ao longo dos anos. O Brasil antes mesmo da pandemia do corona vírus já apresentava números baixos na economia desde a crise de 2008, onde o país ainda vem tentando se recuperar, os números negativos do PIB são grandes reflexos disso e muitas pesquisas e analises para saber uma projeção ainda são incoerentes.

Com a economia brasileira já fragilizada o início da pandemia apenas fez agravar toda a situação. O lockdown no ano de 2020 fez com que serviços que não fossem essenciais ficassem provisoriamente fechados, tendo uma parada quase que geral.

Essa parada fez com que muitos comerciantes fechassem suas portas de vez pois não iriam conseguir se manter durante esse tempo fechados e depois ter o capital para voltar ao funcionamento.

No ano passado o lockdown teve a duração de vinte dias, com as atividades do comércio voltando a funcionar logo após esse período seguindo ainda todas as medidas de segurança necessárias. O fechamento de vários serviços fazem com que as vendas caíssem bastante e muitas empresas sofreram bastante com isso.

Mesmo após a reabertura do mercado o ritmo de compras da população se manteve cauteloso, já que o momento é de muitas incertezas e se poupar está sendo a melhor opção para muitos devido ao alto número de trabalhadores demitidos e o alto preço dos produtos e serviços também.

Como a economia já não andava bem tudo se agravou devido à pandemia. O aumento do dólar também fez com que tudo ficasse pior e os preços tiveram um aumento exorbitante, apresentando produtos com os maiores preços da história.

Especialistas afirmam que a junção da instabilidade política com a catástrofe sanitária é uma grande ameaça para o Brasil e os brasileiros.

Projeções realizadas para obter informações sobre a economia mostram que essa não será apenas uma recessão, será a maior que o país já viveu. A contenção do trânsito de pessoas com o lockdown, as grandes demandas de recursos para os hospitais e o alto número de mortos faz com que o Brasil venha afundando cada vez mais.

A economia brasileira diante de todas as informações vêm passando por momentos difíceis e provavelmente ainda vai piorar bastante.

Os resultados não vêm sendo favoráveis e preocupam a todos os especialistas que estudam o assunto e buscam desesperadamente medidas que possam contornar a situação já que ainda a vacinação caminha em passos pequenos e é a principal esperança para a vida voltar ao normal e o mercado tentar se reerguer.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Navigation