A empresa HiringSolved tem usado o seu software de inteligência artificial, RAI, para analisar milhões de perfis públicos e descobrir quais são as características das pessoas que foram contratadas pelas grandes empresas de tecnologia do momento. Através deste estudo, foi possível observar quais qualidades são mais valiosas no mercado de trabalho, quais os empregos mais procurados nessas empresas e em quais universidades estudaram a maioria dos candidatos.

O estudo analisou os perfis de mais de 10 mil indivíduos que foram contratados ou realocados nas 25 companhias mais importantes do Vale do Silício desde 2016. Para reunir todos esses dados, foi utilizado no seu API um algoritmo desenvolvido para indexar as habilidades. Graças a esse processo, foi possível analisar em tempo real qual é o perfil ideal procurado pelas empresas de tecnologia. Os parâmetros considerados foram: as habilidades mais recorrentes nas últimas contratações de algumas dessas empresas e os cargos que ocuparam as pessoas selecionadas.

1. Python. Linguagem de programação de alto nível, considerada um marco para o desenvolvimento de aplicativos back-end web. Trata-se de um código aberto projeto para ser fácil de ler e implementar.

2. Java. Como o Python, também é uma linguagem de programação de alto nível. É umas das linguagens mais usadas em aplicativos de comércio eletrônico e negócios, assim como a base para os aplicativos do Android.

3. Cloud. A computação em nuvem se refere a aplicativos e serviços oferecidos através da Internet. Esses serviços são prestados a partir de centros de dados em todo o mundo, conhecidos como a "nuvem". Esta tecnologia permite-nos gerir em tempo real todos os recursos disponíveis em plataformas virtuais.

4. Linux. O sistema operacional preferido por engenheiros e programadores. O Linux é o back-end da maioria dos 100 melhores sites da web do momento,

5. JavaScript. Embora compartilhe muitas das características e estruturas da linguagem Java, o JavaScript é uma linguagem de programação que foi desenvolvida de forma independente pela Netscape. Ela pode interagir com código HTML, permitindo aos programadores usar conteúdo dinâmico.

6. SQL. É a linguagem padrão para armazenar e recuperar dados em um aplicativo. É usada para acessar e modificar informações nos sistemas de bancos de dados com os quais são construídos a maioria dos aplicativos.

7. Matlab. 

8. HTML. Como o JavaScript, é uma linguagem de programação que pode ser usada para construir sites e torná-los mais interativos. Todas as páginas da web e muitos aplicativos usam HTML, por isso é uma habilidade necessária para fazer quase qualquer coisa que envolva a web.

9. Perl. É uma linguagem básica e versátil de script e de extração de dados projetada para multitarefa e programação em tempo real. Sua popularidade e presença no código web torna o domínio desse programa um requisito indispensável para muitos postos de trabalho.

10. Go. Trata-de uma linguagem relativamente nova criada pelo Google. Uma característica do Go é a simultaneidade, o que significa que vários processos podem ser executados ao mesmo tempo.