Alugar ou comprar? Quando o assunto é ter um ‘lar’ as estratégias podem mudar

Ter uma casa e se tornar independente é o desejo de milhões de pessoas espalhadas por ai. Junto com esse desejo muitos sonhos vão surgindo e metas a serem conquistadas nesse grande passo, mas é necessário parar um pouco e pensar em algumas escolhas que devem ser feitas antes dessa decisão tão importante.

Quando se decide ter sua própria casa algumas análises necessitam serem feitas, os gastos precisam serem colocados no papel para que nada saia do controle e para ter uma noção melhor sobre as dívidas que uma casa própria pode trazer.

A primeira analise a ser feita deve ser se irá optar por comprar uma casa ou alugar, e ai muitos pontos começam a surgir que devem ser muito bem pensados se valem a pena.

Impostos

Esse é um ponto importante que deve ser considerado. Os impostos devem ser pagos todos os anos pelos moradores que optam por comprar um imóvel e o principal tributo é o IPTU, Imposto Predial e Territorial Urbano, que incide sobre todos os imóveis e que considera a localização e tamanho do imóvel. Esse tributo é cobrado a todos os proprietários de imóveis do Brasil e os moradores já começam a se prepararem para o IPTU Belo Horizonte 2022 acompanhando o calendário e pagamento do IPTU.

Incertezas

Caso seja decido alugar um imóvel é muito importante saber que aquela casa não é sua e o dono pode pedir o imóvel a qualquer momento lhe obrigando a se mudar. Além disso o preço do aluguel é bastante variável, depende do tamanho do imóvel, localização e ainda vantagens que trazem aos moradores como por exemplo garagem, cobertura, piscina e entre outras coisas.

Contas básicas

Toda casa possui a cobrança de contas básicas, seja ela alugada ou própria, todos os meses vão chegar conta de água, luz e internet. Seu pagamento é essencial para que os serviços continuem sendo oferecidos, mas uma economia previa pode ser feita, em caso de aluguel é possível escolher uma casa menor e que seja mais econômica e no caso de moradia própria é possível fazer algumas mudanças que promovam um desconto nessas contas.

A casa própria é o desejo de muitas pessoas espalhadas por ai que sonham todos os dias com o momento em que conseguirão realizar esse grande desejo, mas nem sempre essa é a melhor decisão a ser tomada, por isso é importante pensar bem em quais são suas necessidades no momento e até onde você pode ir nos gastos para assim fazer a decisão certa.

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Navigation