Além do ENEM, quais são as outras provas organizadas pelo INEP?

Todos os anos muito é se falado sobre o Enem, seu conteúdo, sua importância e aplicação, mas mesmo com tudo que é falado todos os anos ainda se tem muita coisa para debater e falar sobre, principalmente as notícias que aparecem todos os anos a cada aplicação da prova. O Enem aplicado no ano de 2021 chamou muita atenção devido à falta de assuntos atuais, como por exemplo a pandemia e vacinação que não foram abordados em nenhum dos assuntos cobrados e isso se deu devido a falta de atualização do banco de dados de questões que não é atualizado desde o ano de 2018.

Conhecendo melhor o ENEM

O Enem, Exame Nacional do Ensino Médio é a principal porta de entrada a cursos em universidades públicas e tem o objetivo de avaliar a qualidade do Ensino Médio das escolas de todo país. Esse exame é organizado pelo Ministério da Educação juntamente com o INEP e é composto por 180 questões e uma redação que são divididos em dois dias de prova. Ela acontece anualmente e garante a estudantes de baixa renda o acesso a programas governamentais que oferecem bolsas de estudo ou financiamento com juros reduzidos para quem não conseguir uma vaga através do SISU.

O que é o INEP?

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, conhecido com INEP, existe a mais de oitenta anos e atua juntamente com o Ministério da Educação carregando responsabilidades de ações educacionais que acontecem no Brasil e possuem o objetivo de desenvolver o país.

Quando se fala em ENEM o INEP atua organizando e aplicando as provas para todos os alunos que buscam uma vaga nas universidades e sem o INEP a realização dessa prova não aconteceria.

Além do ENEM o INEP está associado a outras provas e indicadores de qualidade educacional do país, como por exemplo o ENADE e o ENCCEJA.

O que é o ENCCEJA?

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos é a avaliação utilizada para os alunos que não concluíram os estudos conseguirem obter o certificado de conclusão de curso, seja ele de nível fundamental ou médio.

As pessoas que podem realizar a prova do ENCCEJA são;

  • Adultos que moram no Brasil;
  • Quem mora no exterior, mas é brasileiro;
  • Cidadão privado da liberdade, que não concluíram os estudos na idade correta.

E para quem deseja conseguir o certificado de conclusão de ensino no próximo ano é importante ficar de olho no cronograma com datas importantes do Encceja 2022 e sempre ficar atendo as postagens do INEP a respeito do assunto, que são sempre muito importantes, segundo informações do portal do Encceja.

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Navigation